LABRE-RS Logo

Imagem de uma estação de radoiamador

ARTIGOS

Paises modificam regulamentos ao radioamadorismo


Autor: LABRE/GDE


Neste último trimestre de 2017 a Argentina, Colômbia, Alemanha e Croácia modificaram suas regulamentações referentes a radioamadorismo.

Os 4 países incorporaram em seus planos de frequências a nova faixa dos 60 m seguindo as orientações de extensões e limites de potências das Regulamentações de Rádio da União Internacional de Telecomunicações (UIT).

A Alemanha também promoveu uma pequena ampliação na faixa dos 6 m conforme autorizada naquele país: de 50,08-51 MHz para 50,03-51 MHz com máximo de 25 W ERP; enquanto a Croácia ampliou a faixa a limites de potência aplicáveis à faixa dos 160 m.

Já o governo colombiano também autorizou o uso radioamador das faixas de 2200 m e 630 m. Na Argentina, além da autorização da faixa de 630 m, foram ampliadas as faixas dos 160 m, 80 m e 30 m nas extensões definidas pela UIT para a Região 2.

O Brasil também passa por processo de atualização da norma relativa ao uso do espectro pelo Serviço de Radioamador na Anatel. O setor técnico da agência avaliou as contribuições dadas à consulta pública e o processo aguarda parecer da Procuradoria Especializada da República para seguir ao Conselho Diretor.

Mapa: Regiões UIT (design de EI8IC).

LABRE/GDE, 7 de dezembro de 2017.
http://www.facebook.com/labregde